7.4.23

Mariano Peyrou (Auto-retrato)




AUTORRETRATO 

  

        El mejor autorretrato que conozco es de un
pintor que mira un huevo y pinta un ave. Hay
gente cujo melhor autorretrato está en sus
uñas. Hace diez años creía que mi mejor
autorretrato sería al fin un beso durante el que se
piensa en el futuro para que vuelen juntos 
los sabores. Toda magia es ingenua. Toda
palabra es mágica. Hace cinco años pinté mi
mejor autorretrato: un corazón y un
cuerpo que late dentro de él y lo alimenta. Hace diez
minutos comencé un poema
pensando que en toda palabra late un deseo
de silencio, una conciencia de esterilidad.
Cómo me arriesgo a quedar como un imbécil.
Todo autorretrato implica un riesgo semejante.
Los sueños se suicidan con somniferos.

 
Mariano Peyrou 

 

        O melhor auto-retrato que conheço é o de um
pintor que observa um ovo e pinta uma ave. Há
gente cujo melhor auto-retrato está nas
unhas. Há dez anos eu acreditava que o meu melhor
auto-retrato seria afinal um beijo durante o que se
pensa no futuro para que voem juntos 
os sabores. Toda a magia é ingénua. Toda a
palavra é mágica. Há cinco anos eu pintei meu
melhor auto-retrato: um coração e um
corpo que pulsa dentro dele e o alimenta. Há dez
minutos comecei um poema
pensando que em qualquer palavra pulsa um desejo
de silêncio, uma consciência de esterilidade.
Como me arrisco a ficar como um imbecil.
Todo o auto-retrato implica um risco semelhante.

Os sonhos suicidam-se com soníferos.

 

(Trad. A. M.)

 

>>  Poesia liquida (7p) / Babab (5p) / Periodico de poesia (Miguel Casado) / Verseando (12p) / Periodico de poesia (Exercícios espirituales) / Wikipedia

.