9.1.12

Jean l'Anselme (Discurso sobre a poesia)






DISCURSO SOBRE A POESIA




Se me perguntam o que é a poesia, eu respondo que ninguém sabe bem o que é, porque cada poeta a define a seu modo, mas que a reconhecemos quando a encontramos.


Digo mais:
- Que a poesia é um pouco como a Blédine, gostamos dela muito antes de aprender a falar;
- Que a poesia é com certeza o Aniceto, meu primo, já que a mãe dele está sempre a dizer:
“É um poema!” tomando o céu por testemunha e pegando-lhe a cabeça entre as mãos.


Se me perguntam o que é um poeta, eu respondo:
- Que o poeta é alguém que nunca aparece na tv por não ser conhecido, e não é conhecido porque nunca aparece na tv;
- Que é outrossim alguém que se levanta de noite por uma necessidade urgente, em que também é preciso papel, para contar os pés pelos dedos e nos dedos aqueles que os lêem.




Jean l’Anselme



[Mais...]


(Trad. A.M.)

.