6.3.09

Carlos Mota de Oliveira (Estou assim)







ESTOU ASSIM UMA OBRA FEITA (Excerto)




Também é verdade
que não meto
dente nenhum meu


em questões
de
Estado

ou em
assuntos

de Defesa
Nacional

e muito
menos

dou com
a língua
nos dentes.

Naturalmente,
olho
por olho

ou dente
por
dente

são
expressões

que
não uso.

E se
luto pouco

com unhas
e
dentes

é porque
já dei
muito ao dente

especialmente
chocolates
e carne picada.

Eu sei que há
dentes de siso

dentes do pente
dentes de velha

dentes de serra
dentes de leite

e até dentes
de
alguma engrenagem

mas o que agora
me interessa
é apenas contemplar

enxaguar
lavar
e escovar

quer
o marfim

quer
o esmalte

quer
o cimento

dos dois
coxos
caninos

que ainda
carrego na boca

e que têm
a
graça

ou
a loucura

de almoçar
comigo

todos
os dias

e até
ao
último ai


CARLOS MOTA DE OLIVEIRA
Este Outono sobre os Móveis Doirados
(2005)


[Rui Almeida]


>>  Carlos Mota Oliveira (pag.pessoal) / Insónia (nota crítica)

.