31.7.23

Federico Gallego Ripoll (Minha sombra)




MI SOMBRA

 

Dudó mi sombra y eligió seguirte,
¿qué podía yo hacer sino seguirla a ella?
Un hombre sin su sombra poco respeto infunde.
No es alguien de fiar quien no lleva bolsillos,
ni envés, ni torcedura
de gesto, ni sombra 
en que se aquieten las palabras más tiernas. 
Yo cruzaba la plaza como quien cruza un río,
no quería quererte:
nunca estuvo en mis planes; fue mi sombra
quien decidió.
Pídele a ella cuentas
de por qué ya no dudo,
y la sigo dichoso para seguirte a ti.
 

Federico Gallego Ripoll

 

  

Minha sombra hesitou e resolveu seguir-te,
que podia eu fazer senão segui-la a ela?
Um homem sem sombra não infunde respeito.
Nem é de fiar quem não tem bolsos,
nem avesso, nem gesto
requebrado, nem sombra
em que se abriguem as palavras mais ternas.
Eu atravessava a praça como quem atravessa um rio,
não queria querer-te,
nunca esteve nos meus planos, foi minha sombra
que decidiu.
Pede-lhe contas a ela
de eu já não hesitar
e ditoso segui-la para te seguir a ti.


(Trad. A.M.)

.