7.11.14

Cristóvão de Aguiar (Nova Relação - Voc.)





acogulada (cheia, até fazer cogulo/ fiquei de alma...)
adjunto (ajuntamento/ toda a gente no... o escutava com respeito)
alcançado* (suspenso?/ ver 'sucinto')
alevá!* (paciência?/ pois...)
amesendar-se (sentar-se à mesa/ amesendei-me também)
assuntar (apurar, prestar atenção/ amanhã hei-de... tudo)
bensinada (bem ensinada/ como ordenança... acudiu de pronto)
burgalhau (cascalho/ depois de limpa, a terra, de... e junça)
calmitude (de calma/ se houver pão e silêncio, vinho e...)
campar (triunfar/ se vivesse suspenso do ice-cream, estaria campando neste paraíso)
canada (azinhaga/ já estava pronto na boca da...)
capelas (pálpebras/ o sono está já a puxar-me as...)
chamatão (alarde, alarido/ não sei se sabia, se sabia nunca fez...)
colacia (proximidade, confiança/ nunca tive tanta... com eles como com os do lado materno) (faz gato sapato de quem lhe dê...)
desinício (fim/ véspera do.... das férias de Natal)
correnteza (ritmo/ amanhã hei-de assuntar tudo com outra...)
enjerido (frio, enregelado/ acendi o aquecedor como nos... dias de Inverno)
esclarecido (claro/ raramente se vê um dia tão...)
esmalmado (sem alma/ ... ali me deixei ficar desanimado)
espavorecido (apavorado/ comecei a achar graça ao que antes me havia...)
esporeado (corrido, apressado/ em passo... subo as escadas)
frança (rama/ árvores de... esguedelhadas)
incha (onda grande/ como quem mergulha num mar de saudade varrido por inchas bravas)
longuidão (atributo de longo/ tenho de ter em conta, no texto, a...)
maçadoria (atributo de maçador/ tenho de ter em conta a longuidão e a...)
maroiço (morouço, montinho/ fiz o serviço por trás dum...)
maúça* (constipação/ apanhei a... no sábado)
menente (admirado, perplexo, atónito/ estou... com esta algazarra toda)
mentes (enquanto/ namorava-se... a filarmónica miava uma rapsódia)
moleste (mal, problema/ ladrão que rouba ladrão, não havia...)
moquenco (velhaco/ um vizinho, muito solteirão e...)
sainte (ao sair, à saída/ fica ao... da Estação Nova)
sarnicar (morder, incomodar como sarna/ põe-se o tunante a... -me)
serrar (manter, tecer/ passavam o serão serrando a conversa)
sobreposse (a custo, mais do que pode/ eu e a ventania, ambos a respirarmos à...)
sucinto* (encolhido?/ sempre que o vento sopra, fico... e alcançado)
talente* (pinhas ainda... esventradas)
tenridade (tenra idade/ desde a... faz parte de um íntima geografia)
terral (vento de terra/ ao cair da noite e do... sentia-me dorido)
tronchada (cortada rente/ com as barbas e guedelhas mais...)
tronqueira (carreiro/ seguimos, ... abaixo, a caminho das Calhetas)
tunante (velhaco, malandro, fistor/ põe-se o... a sarnicar-me)
vário (desvairado, louco/ sume-te, vento...)


CRISTÓVÃO DE AGUIAR
Nova Relação de Bordo
(2004)
___________________

Quem puder ajudar, no glossário: corrigir, integrar lacunas, afastar dúvidas...

.