20.8.21

Rocío Acebal Doval (Nota biográfica)




NOTA BIOGRÁFICA

 

Yo nací -comprendedme-
en tiempo de internet y construcciones.
En la televisión contaban el milagro:
un nuevo mundo unido por la red,
una Europa inclusiva y una paz
-neoliberal- perpetua.

A mis pies se ofrecía un futuro tranquilo
de puertos cada vez más resguardados,
de campos fértiles y cielos limpios:
un camino dispuesto para el éxito.

Yo nací -comprendedme   y quizá
consigáis perdonarme-   un instante
antes de la tormenta, abocada
a ver desde la cuna el hundimiento
y vivir aferrada a los tablones:
náufraga del progreso.

Rocío Acebal Doval

[Emma Gunst]

 

 

Eu nasci – compreendei-me –
no tempo da internet e das construções.
Na televisão falavam do milagre,
um mundo novo, unido pela rede,
uma Europa inclusiva e uma paz
– neoliberal – perpétua.

A meus pés oferecia-se um futuro tranquilo
de portos cada vez mais abrigados,
de campos férteis e céus limpos,
um caminho feito para o êxito.

Eu nasci – compreendei-me e talvez
me perdoeis – um instante
antes da tempestade,
a ver do berço a coisa a afundar-se
e a viver agarrada às tábuas,
náufraga do progresso.


(Trad. A.M.)

.