17.12.05

Gabriel Celaya (Às vezes finjo que estou apaixonado)





A VECES ME FIGURO QUE ESTOY ENAMORADO



A veces me figuro que estoy enamorado,
y es dulce, y es extraño,
aunque, visto por fuera, es estúpido, absurdo.


Las canciones de moda me parecen bonitas,
y me siento tan solo
que por las noches bebo más que de costumbre.


Me ha enamorado Adela, me ha enamorado Marta,
y, alternativamente, Susanita y Carmen,
y, alternativamente, soy feliz y lloro.


No soy muy inteligente, como se comprende,
pero me complace saberme uno de tantos
y en ser vulgarcillo hallo cierto descanso.


GABRIEL CELAYA
Tranquilamente hablando
(1947)




Às vezes imagino que estou apaixonado
e é doce, e é estranho,
embora, visto de fora, seja estúpido e absurdo.


As canções da moda parecem-me bonitas
e sinto-me tão só
que bebo noite fora mais do que é costume.


Apaixonei-me pela Adélia, e pela Marta,
e, alternadamente, por Susanita e Carmen,
e, alternadamente, sou feliz e choro.


Não sou muito inteligente, como se vê,
mas agrada-me saber-me um entre tantos
e em ser vulgarzinho encontro certo descanso.



(Trad. A. M.)

.