22.4.17

Machado de Assis (Ela e ele)





Tenho ali na parede o retrato dela, ao lado do marido, tais quais na outra casa.
A pintura escureceu muito, mas ainda dá idéia de ambos.
Não me lembra nada dele, a não ser vagamente que era alto e usava cabeleira grande; o retrato mostra uns olhos redondos, que me acompanham para todos os lados, efeito da pintura que me assombrava em pequeno.
O pescoço sai de uma gravata preta de muitas voltas, a cara é toda rapada, salvo um trechozinho pegado às orelhas.
O de minha mãe mostra que era linda.
Contava então vinte anos, e tinha uma flor entre os dedos.
No painel parece oferecer a flor ao marido.
O que se lê na cara de ambos é que, se a felicidade conjugal pode ser comparada à sorte grande, eles a tiraram no bilhete comprado de sociedade.


MACHADO DE ASSIS
Dom Casmurro
(1900)

.