31.8.20

Patrizia Cavalli (Caem-me as noites no rosto)





Addosso al viso mi cadono le notti
e anche i giorni mi cadono sul viso.
Io li vedo come si accavallano
formando geografie disordinate:
il loro peso non è sempre uguale,
a volte cadono dall’alto e fanno buche,
altre volte si appoggiano soltanto
lasciando un ricordo un po’ in penombra.
Geometra perito io li misuro
li conto e li divido
in anni e stagioni, in mesi e settimane.
Ma veramente aspetto
in segretezza di distrarmi
nella confusione, perdere i calcoli,
uscire di prigione,
ricevere la grazia di una nuova faccia.


Patrizia Cavalli




Caem-me as noites no rosto
e também os dias,
e eu vejo como se amontoam
e formam desordenadas geografias:
não é sempre igual seu peso,
umas vezes caem de alto e fazem uma cova,
outras vezes mal pousam,
deixando apenas uma leve recordação.
E eu como geómetra tiro-lhes as medidas,
conto-as e divido-as
em anos e estações, em meses e semanas.
Mas na verdade espero secretamente
distrair-me na confusão, perder os cálculos,
sair da prisão,
receber a graça de um novo rosto.

(Trad. A.M.)

.