10.12.19

Eugenio Montejo (O atrasado)




O ATRASADO



Por esta rua passou já meu enterro,
com seus patéticos discursos.
E levezinho me levavam
por entre parentes desconhecidos.

À passagem do cortejo
uma mulher ficou a olhar
com insinuante sobressalto,
vim a saber que era uma sombra
há muito debaixo da terra.

Lá no alto, as nuvens falando sozinhas,
um avião talvez a passar em voo,
cá em baixo, tosses, mais uns trejeitos,
e uns quantos lugares comuns.

Eu ia a dormir e indeciso
nessa última viagem,
despedia-me deste mundo,
na primeira vez que morria.

Lá para o fim do milénio,
de repente, fiquei de fora do grupo,
atrasado, a contemplar as árvores.
O enterro, sem mim, andou para diante
para as sombras dos subúrbios.
E aqui vou eu, atrás dele,
à medida que passam os anos.


Eugenio Montejo

(Trad. A.M.)

.