24.11.17

Raúl Gustavo Aguirre (A trincheira do Reno)





LA TRINCHERA DEL RIN



Yo, Martin
Heidegger, el filósofo
que pensó lo Impensable
y que anunció la pérdida del Ser
en razón de la ciencia y del olvido,
fui declarado por mis pares
"persona totalmente prescindible"
y enviado a cavar esta trinchera
a lo largo del Rin.

Bajo mis pies se ahonda la tierra venerable.
Cae el azul crepúsculo de Georg Trakl. Tengo frío.
Y en el bosque cercano suena otra vez, oscura,
la risa del idiota que asistía a mis clases.


Raúl Gustavo Aguirre




Eu, Martin
Heidegger, o filósofo
que pensou o Impensável
e anunciou a perda do Ser
por mor da ciência e do olvido,
fui declarado por meus pares
"pessoa totalmente dispensável"
e posto a cavar esta trincheira
ao longo do Reno.

Sob meus pés afunda-se a terra venerável.
Cai o crepúsculo azul de Georg Trakl. Tenho frio.
E no bosque vizinho, inseguro, soa outra vez
o riso do idiota que ia às minhas aulas.

(Trad. A.M.)


> Outra versão: Do trapézio (L.P.)

.