9.1.16

Rita Ramones (Bendições)





BENDICIONES




Bendito sea el hombre que ayer prefirió esquivar un charco
antes que salpicarme de barro con su toyotona de cuarenta puertas.

Bendito el tipo asqueroso que se me quedó mirando,
dudando, dudando, hasta que por fin no me dijo nada.
Bendito seas, mi cochinón.

Bendito el chofer de bus que tiene catorce años
de ir catorce veces al día de mi barrio al centro
y que me dijo que si no me gustaba, que pagara taxi.
Bendito sea, porque lloré por él,
que es siempre mejor que llorar de rabia impotente.
O caer preso.

Oremos, hermanos. Y primos y demás familiares.


Rita Ramones

[Emma Gunst]




Bendito seja o homem que ontem preferiu desviar-se de um charco
e não me salpicar de lama com o seu carrão de quarenta portas.

Bendito aquele tipo asqueroso que ficou parado a olhar para mim,
hesitando, hesitando, até que no fim não me disse nada.
Bendito sejas, meu porcalhão.

Bendito seja o chofer do autocarro que leva catorze anos
de ir catorze vezes por dia do meu bairro até ao centro
e que me disse para mim, se não gostasse, que fosse de táxi.
Bendito seja porque chorei por ele
o que é sempre melhor do que chorar de impotência e raiva.
Ou ir preso.

Oremos, irmãos. E primos e restantes familiares.


(Trad. A.M.)

.