21.1.16

Paulo Castilho (Divórcio)





O menino Vasquinho, convencido que é engraçado, chama-me a falecida, mas, na verdade, eu devia lá estar, porque ainda não me divorciei.

O Vasco é um molengão e nunca trata de nada, sobretudo se envolver papelada.

Entidades oficiais, finanças, juízes, notários, todos lhe causam repugnância.

E eu, pela minha parte, ainda não senti necessidade nem vi que vantagem me daria estar divorciada, de maneira que vou andando assim e logo se vê, se for caso disso, agora é muito fácil, mais fácil, já me disseram, do que um senhorio ver-se livre de um inquilino.

Para despachar o marido basta dizer ‘virou estafermo’, ou ‘fartei-me daquela fronha’, ou ‘imagine o sotor juiz que ele mastiga com a boca aberta’.

Mas se calhar nem é preciso incomodar o sotor juiz.

Qualquer dia é no guichet do Metro: dois Passes Navegante e um divórcio. (p. 76)


PAULO CASTILHO
O Sonho Português
(2015)

.