9.8.14

Vicente Gallego (Geração espontânea)




GENERACIÓN ESPONTÁNEA


Este día nublado invita al odio,
predispone a estar triste sin motivo,
a insistir por capricho en el dolor.
Y sin embargo el viento, y esta lluvia,
suenan hoy en mi alma de una forma
que a mí mismo me asombra, y hallo paz
en las cosas que ayer me perturbaban,
y hasta el negro del cielo me parece
un hermoso color.

Cuando no soportamos la tristeza,
a menudo nos salva una alegría
que nace de sí misma sin motivo,
y esa dicha es tan rara, y es tan pura,
como la flor que crece sobre el agua:
sin raíz ni cuidados que atenúen
nuestro limpio estupor.

Vicente Gallego




Este dia de nuvens convida ao ódio,
predispõe a estar triste sem motivo,
a insistir na dor por capricho.
E contudo o vento, a chuva,
entram-me hoje na alma de um modo
que a mim mesmo me assombra,
e encontro paz em coisas que ontem
me perturbavam, e até o negro do céu
me parece uma linda cor.

Quando não suportamos a tristeza,
amiúde nos salva uma alegria
que nasce de si mesma sem motivo,
e essa ventura é tão estranha, e tão pura,
como a flor que cresce à tona de água,
sem raiz nem cuidados que atenuem
o nosso límpido assombro.


(Trad. A.M.)

.