24.6.14

Fialho de Almeida (Polémica-2)




O troca-tintas espera que os tribunais lhe refaçam uma carcaça de nervo, sangue e osso, como a de qualquer homem, e que a posteridade tenha por fabulosa a morfologia de cagaIhão impermeável que eu lhe dei.

Ora como a forma de processo jurídico em que este caso deriva, é sumária quase, mercê da defeituosa legislação que ainda temos, e como infelizmente ela me não dá esperança alguma de que o tal Gonçalves seja catrafilado em meu lugar, tudo quanto eu de bom posso fazer nesta querela, senhor presidente do Conselho e mais vogais, é munir-me de atestados por tal forma inconcussos, que no dia da audiência o juiz reconheça que é definitivamente de m... o meu querelador.

Eis porque venho aos pés da sapientíssima agremiação que V. Ex.as resumem, suplicar que me analisem qualitativa e quantitativamente o tipo, trasladando-se a análise em papel selado, com o carimbo do laboratório e a assinatura do químico preparador, a fim de que esse documento, cosido aos autos, valorize pelos veredictos da ciência, o qualificativo causador do meu processo.

(4 Fev. 1891)
Os Gatos

.