29.11.10

Guerra Junqueiro (Morena)






MORENA




Não negues, confessa
que tens certa pena
que as mais raparigas
te chamem morena.

Pois eu não gostava,
parece-me a mim,
de ver o teu rosto
da cor do jasmim.

Eu não... mas enfim
é fraca a razão,
pois pouco te importa
que eu goste ou que não.

Mas olha as violetas
que, sendo umas pretas,
o cheiro que têm!
Vê lá que seria,
se Deus as fizesse
morenas também!

Tu és a mais rara
de todas as rosas;
e as coisas mais raras
são mais preciosas.

Há rosas dobradas
e há-as singelas;
mas são todas elas,
azuis, amarelas,

da cor de açucenas,
de muita outra cor;
mas, rosas morenas,
só tu, linda flor.

E olha que foram
morenas e bem
as moças mais lindas
de Jerusalém.
E a Virgem Maria
não sei... mas seria
morena também.

Moreno era Cristo.
Vê lá, depois disto,
se ainda tens pena
que as mais raparigas
te chamem morena!




GUERRA JUNQUEIRO
A Musa em Férias
(1879)




>>  DGLB (bio+biblio)  /  Casa F.Pessoa (11p+bio)  /  Arlindo Correia (7p - A velhice...)  /  Um buraco na sombra (5p)  /  Projecto Vercial (5p)


.