25.7.10

Antonio Orihuela (Minha mãe)






Mi madre me estaba dando el pecho
cuando mi padre consiguió un trabajo
del que no se movió en treinta años.


Imaginó que, a cambio de su fidelidad,
la empresa le gratificaría, cerca de su jubilación,
con un reloj de oro, una placa, o un viaje a Torremolinos,
pero no, le dieron una patada en el culo
y a base de cambiarse el nombre,
resultó que, después de treinta años,
mi padre no había trabajado allí ni treinta días.


Cada mañana, para el control de parados,
nos presentamos juntos en el INEM,


primero lo nombran a él
y después me nombran a mí.


Hay gente que se siente satisfecha viendo a sus hijos imitarles,


me pregunto qué opinará él de todo esto.



ANTONIO ORIHUELA
Edad de Hierro
(1997)







Minha mãe estava a dar-me o peito
quando o meu pai conseguiu um trabalho
em que se manteve durante trinta anos.


Pensava ele que, em troca da sua fidelidade,
a empresa havia de o premiar, perto da reforma,
com um relógio de ouro, uma medalha ou uma viagem a Torremolinos,
mas não, deram-lhe mas é um pontapé no cu
e, com base em mudança da firma, deu-se que,
ao fim de trinta anos,
meu pai não tinha trabalhado ali sequer trinta dias.


Cada manhã, para o controlo,
apresentamo-nos ambos no serviço de emprego,


primeiro chamam-no a ele
e depois chamam-me a mim.


Há gente que fica satisfeita ao ver os filhos seguir-lhe as pisadas,


eu interrogo-me o que pensará ele de tudo isto.



(Trad. A.M.)

.