11.7.07

Fernando Assis Pacheco (Lumiar, Lisboa)





(O Assis, eu conheci-o...)





LUMIAR, LISBOA: UM MELRO NA RAMPA DA TELEVISÃO





Um melro na rampa da Televisão
um melro cantava e eu que chegava
parei-me a ouvi-lo com aqueles garganteios à Elisabeth Schwarzkopf
invejoso daqueles agudos sustentados entre folhas
e com o sol do Verão a dar na tromba
como uma pedra




eu ou seja este bípede vestindo camisa Lacoste de crocodilo ao peito
envolto em águas tristes herdadas dos quatro primeiros impérios
que prefiro as salas de trás nas casas de trás das cidades
que estão para lá dos rios e das matas de medronheiros
onde ainda tento acender um ou outro amigo
com os fusíveis trazidos queimados de África
incapaz por todas as razões expostas
de colar suficientemente à melopeia do verso heróico




um melro cantava e eu que parava
pego na esferográfica rasgo metade de um sobrescrito
cedo à «inspiração» para anotar o dístico há mais de um ano
tentando a sua vez de ser um fecho aceitável

o mal de muita gente é que anda aos gritos
o mal de alguns de nós é já a esgana





FERNANDO ASSIS PACHECO
Memórias do Contencioso, 1980