24.11.06

Cristóvão de Aguiar (Não me apeteceu cear nesse dia)






A sua presença explodida de vida num lugar de ausência fazia-me crescer uma onda de calor que marinhava da ponta dos pés à raiz dos cabelos, num arrepio de não sei quê sublinhado pela demora líquida e conivente do seu verde olhar pousado no peitoril do meu.

Só à noite, à fogueira da imaginação, é que sabia recapitular os pormenores do diálogo que não existira e ver com nitidez os contornos do sorriso apenas adivinhado mas raso de promessas e afectos futuros se reinventado no conchego da memória.

Num domingo, à hora das Trindades da tarde, dei-lhe tremendo o primeiro beijo.

Subia das terras um cheiro bom a trigo maduro.

No céu, aguardavam os carneirinhos rosados das nuvens a sua vez de beber no enorme gamelão do mar.

Mesmo rente à linha que cose o horizonte.

Espantado, corri para casa.

Estendi-me sobre a cama de ferro.

E foi aí que o sabor daquele beijo medroso se me tornou real.

Abriu-se numa corola de desejo.

E foi pouco e pouco alastrando-se por sobre a terra púbere do meu corpo.

Para pasmo de minha Mãe, que me lia de cima a baixo, não me apeteceu cear naquele dia.



- CRISTÓVÃO DE AGUIAR, O fruto e o sonho, 1.ª parte, cap. II, fecho, da trilogia Raiz Comovida.

.